O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?

Os triglicerídeos, assim como chamados de triglicérides ou triglicéridos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maior parte das gorduras de origem vegetal e animal. Os triglicerídeos presentes em nosso organismo podem ser adquiridos pela alimentação ou produzidos por nosso respectivo corpo humano pelo fígado. Os triglicérides são consideráveis, pois que servem como reserva energética pros momentos de jejum duradouro ou alimentação insuficiente. No momento em que há um exagero de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia. O que são os triglicerídeos. Tratamento para baixar os triglicerídeos.

DIETA Pra BAIXAR O COLESTEROL. O que são os triglicerídeos? Os triglicéridos são a forma de gordura mais comum no nosso organismo, sendo usados pra fornecer energia pro corpo humano. No momento em que a quantidade de triglicérides está elevada, eles são armazenados nos tecidos adiposos (tecidos gordurosos) pro caso de serem necessários no futuro. Quando você desenvolve aquelas gordurinhas pelo corpo, como nos quadris ou pela barriga, você está na verdade armazenando os triglicérides que estão em excesso. Os triglicéridos estão presentes em inmensuráveis alimentos comuns da nossa dieta, contudo a maioria costuma ser produzida através do nosso fígado.

Normal – abaixo de 150 mg/dL.

Quando comemos carboidratos em excedente (doces, massas, pães, etc.), o fígado pega estes açúcares a mais e os transforma em triglicerídeos, pra que eles possam ser estocados nos tecidos adiposos, servindo como reserva energética. Os triglicerídeos viajam na corrente sanguínea acoplados a uma proteína chamada VLDL, uma lipoproteína idêntico ao HDL e LDL que transportam o colesterol pelo sangue. Como veremos adiante, excedente de triglicerídeos no sangue está afiliado à deposição de gorduras nos vasos e aterosclerose, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Todo ser acima dos 20 anos precisa mensurar seus níveis de colesterol e triglicerídeos ao menos uma vez a cada cinco anos. Normal – abaixo de 150 mg/dL. Moderado – entre 150 e 199 mg/dL.

  • Jantar: salada de cenoura, repolho e chuchu à vontade
  • Cirurgia plástica nos glúteos
  • Fórmula de Detox Concentrado
  • 6- Atua contra a acne
  • Uma dica para o jantar
  • Doxazosina (dose recomendada entre 1 a 16 mg por dia, em dose única diária)
  • Termine com um trote suave de 500 m
  • 10º Dia: suco puro de dez limões

Alto – entre duzentos e 499 mg/dL. Muito grande – superior ou parecido a 500 mg/dL. O que razão o acréscimo dos triglicerídeos? Os níveis de triglicerídeos são capazes de se elevar por inúmeros motivos. Outras pessoas apresentam transformações genéticas que predispõem à hipertrigliceridemia, outras desenvolvem hipertrigliceridemia devido à uma dieta hipercalórica ou à presença de algumas doenças. Obesidade (leia: OBESIDADE | Síndrome metabólica).

CORTICOIDES). Anticoncepcionais (leia: Efeitos prejudiciais DOS ANTICONCEPCIONAIS).

Diabetes mellitus (leia: O detophyll QUE É DIABETES?). Hipotireoidismo (leia: SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO). Insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA). Síndrome nefrótica (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA). Consumo excessivo de álcool (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL | Tratamento do alcoolismo). Corticoides (leia: PREDNISONA E detophyll CORTICOIDES). Anticoncepcionais (leia: Efeitos prejudiciais DOS ANTICONCEPCIONAIS). O aumento dos triglicerídeos podes ou não vir acompanhado de alterações no colesterol. 

As duas situações mais comuns são triglicerídeos e LDL (colesterol péssimo) elevados ou triglicerídeos elevados e HDL (colesterol excelente) pequeno. A elevação isolada dos triglicérides, sem alterações do colesterol não é muito comum. Existem alguns jeitos de hipertrigliceridemia familiar, que são transformações de origem genética, que exercem com que o paciente produza triglicerídeos em exagero, independentemente da sua dieta. Nestes caso é possível que o paciente apresente níveis graves de triglicerídeos, às vezes acima dos 1000 mg/dL.

Uma dieta rica em gorduras saturadas e carboidratos é um sério fator de risco pra hipertrigliceridemia. Refrigerantes ou cada outra bebida rica em açúcar. A relação de alimentos acima está longínquo de ser completa. Cada alimento abundante em carboidratos e/ou gorduras saturadas podes causar aumento dos triglicerídeos. Mais à frente, pela parcela de tratamento da hipertrigliceridemia, daremos muitas dicas sobre a dieta pra baixar os triglicerídeos.

Rua de regra, a hipertrigliceridemia não provoca sintomas. É inadmissível saber se seus triglicerídeos estão altos ou baixos sem realizar exames de sangue. Apesar de que a conexão entre triglicérides altos e risco cardiovascular tenha sido questionada no passado, com os atuais estudos tornou-se claro que pacientes com hipertrigliceridemia apresentam um superior risco de construir doenças cardiovasculares, especificamente doenças coronarianas. Permanece incerto, mas, se esta associação é causada diretamente pelos triglicerídeos altos ou por outros fatores associados à hipertrigliceridemia, como obesidade, diabetes e níveis elevados de colesterol LDL e níveis baixos de colesterol HDL.

Níveis elevados de triglicerídeos bem como estão associados a um superior depósito de gorduras no fígado, provocando uma modificação conhecida como esteatose hepática (leia: ESTEATOSE HEPÁTICA | Gordura no fígado). No momento em que os valores dos triglicéridos estão acima de 1 mil mg/dL, o paciente podes mostrar um quadro de pancreatite aguda (leia: PANCREATITE | Causas e sintomas). O principal propósito do tratamento da hipertrigliceridemia é reduzir o traço de doenças cardiovasculares.

Ainda não se conhece se a fácil redução dos valores dos triglicérides é suficiente pra obter esses resultados. Em relação à dieta, como imediatamente referido em um momento anterior neste texto, pacientes com hipertrigliceridemia devem impedir alimentos ricos em carboidratos e gorduras. Dê preferência a alimentos ricos em fibras, peixes e alimentos ricos em gordura insaturada e indigente em gorduras saturadas. Seleção pães, biscoitos e cereais que contenham aveia, grãos integrais, cevada, milho, arroz ou trigo como primeiro ingrediente.